À procura da bateria perfeita

Felipe Coutinho, estagiário da DIE, além de estudante de Administração, também é baterista e, como tal, acredita que cada instrumento tem sua personalidade, seu som e, para um músico achar aquele com o qual se identifica, a jornada é longa. Por isso, Felipe dedicou-se a construir sua própria bateria. Sophia, como a apelidou, é feita de madeira de araucária tratada e ferragem escolhida a dedo, todos os detalhes pesquisados e pensados minuciosamente até ela se tornar o instrumento perfeito. “Para fazê-la, foi necessário desmontar outra bateria e, assim, descobrir como ela funciona por dentro”, conta o músico, que tem um pouco de luthier no currículo.

PrintConhecido também por sua coleção de pratos – parte fundamental de uma bateria -, que já chegam a 25 e guardam histórias das décadas de 1960, 1970 e 1980. Um dos preferidos de Felipe é uma relíquia, o único que existe na América Latina, o outro é um especial em homenagem ao Neil Peart, baterista da banda Rush, que foi produzido em quantidade limitada – existem apenas 300 no mundo! Por conta de sua curiosidade e vontade de conhecer e explorar novos sons, ele consegue reconhecer os diferentes pratos de ouvido.

Com três projetos em andamento, explora os diversos estilos musicais, como o jazz, rock e outras melodias. Entre essas misturas, surgiu o seu projeto autoral: uma banda composta por seis músicos que tocam instrumentos diversificados e estão compondo o repertório, que promete inovar os sons brasileiros. Felipe acredita que é necessário influenciar outras pessoas, mostrando o mundo da música e como ela pode mudar vidas, para, assim, também terem vontade de conhecer um instrumento. “A música é identidade e sentimento, não precisa ficar perfeito, tem que sentir e transferir o que você gosta enquanto está tocando. É significado e não objeto. Um exemplo disso é a Sophia, que foi um protesto meu contra o mundo descartável no qual vivemos hoje”, diz o baterista.

Felipe Coutinho. Foto: acervo pessoal.
Felipe Coutinho. Foto: acervo pessoal.
Felipe Coutinho. Foto: acervo pessoal.
Felipe Coutinho. Foto: acervo pessoal.
Felipe Coutinho. Foto: acervo pessoal.
Felipe Coutinho. Foto: acervo pessoal.