Colaboradores fazem curso de treinamento de segurança no trabalho em altura

Na sexta-feira (6), teve início o curso de segurança no “trabalho em altura” na SPTuris. O objetivo é cumprir a Norma Regulamentadora Nº 35 do Ministério do Trabalho, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução desta modalidade de serviço.

Primeira turma do treinamento de trabalho em altura. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Ao todo, cinco turmas, de 10 a 15 pessoas, totalizando 49 pessoas, vão passar pelo treinamento periódico bienal de caráter obrigatório e teórico, com material didático e aulas expositivas com duração de 8 horas. Luis Falcão, funcionário da Segurança do Trabalho da SPTuris, é quem ministra o curso. Todos os alunos já são capacitados em segurança no “trabalho em altura” e apenas passam pelo que é conhecido como “reciclagem”. Portanto, nesta fase, não há necessidade de nenhuma atividade prática. 

 Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Durante o curso são abordados temas como equipamentos de segurança, plataformas de trabalho aéreo, atividades em telhados e coberturas, como a reforma do telhado do Pavilhão de Exposições do Anhembi, e outros. De acordo com Falcão, é importante rever os termos e técnicas. “Por ser um trabalho de risco, é sempre bom manter-se atualizado”, conta. 

Colaboradores da empresa das áreas de Manutenção Civil e Elétrica, Telefonia, Hidráulica, Jardinagem e outras participam do curso.