OTE inspira criação de outros observatórios

Desde 2005, o Observatório de Turismo e Eventos – OTE – já inspirou a criação do Observatório de Turismo e Hospitalidade de Itu, Bahia, São Luís entre outros destinos no país que já procuraram a SPTuris para conhecer melhor a estrutura do núcleo, entre eles Mato Grosso, Distrito Federal, Paraná e Roraima.

Nesta semana, o OTE recebeu um pedido do Instituto de Turismo de Cabo Verde, na África, para a preparação do projeto de criação do Observatório de Turismo de Cabo Verde (OTCV).

A República de Cabo Verde é um país localizado na região central do Oceano Atlântico e faz parte da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É constituído por dez ilhas situadas a cerca de 450 km da costa africana e tem sido escolhido cada vez mais como destino turístico.

A equipe de Cabo Verde já conhece o trabalho do OTE, que, desde maio de 2016, é membro oficial da Rede de Observatórios de Turismo da Organização Mundial de Turismo (OMT), ligada à Organização das Nações Unidas, sendo o único da América do Sul com este selo.

Além disso, o destino São Paulo, por meio do Observatório de Turismo e Eventos, já ganhou duas vezes – em 2010 e 2014 – o prêmio de melhor monitoramento no Índice de Competitividade do Turismo Nacional do Ministério do Turismo.