A importância dos abrigos de hidrante nas edificações

Os abrigos de hidrante são terminais hidráulicos, ligados por uma mangueira a um reservatório de água, que pode ser suspenso ou subterrâneo. A mangueira é o item mais importante contido em seu interior, devendo seguir normas de tamanho, espessura e material para atender as funções numa situação de incêndio. A caixa, parte externa do abrigo, pode ser embutida ou externa, em alvenaria, materiais metálicos, em fibra ou vidro laminado, possui reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações hidráulicas, registro de manobra e registro de recalque. Ela só deve ser manuseada por pessoas que receberam treinamento especializado em caso de emergência para dissipar o foco de incêndio até a chegada dos bombeiros. 

Por constituir um dos mais importantes aparelhos de combate à incêndios obrigatórios em edifícios empresariais, residenciais, comerciais e industriais, o abrigo para hidrante deve ser bem conservado e estar sempre visível. Não é recomendável usá-lo como apoio para objetos, peças de roupa e outros artigos que podem atrapalhar seu uso durante uma ação de combate ao fogo. 

Foto: Laura Toyama/ SPTuris

A instalação desses abrigos é tão importante quanto seu funcionamento. O local onde for instalado deve ser projetado por um engenheiro, não podendo obstruir saídas, estar em frente a garagens, rampas e escadas. Por isso, deve ser posicionada em local estratégico, no qual a mangueira se estenda para todos os cômodos possíveis da edificação e possa ser usada para controlar o fogo. Esses terminais hidráulicos também devem estar muito bem sinalizados, para que seja notado facilmente em caso de emergência e se faça a manutenção constante de seus componentes. 

A área em frente ao local onde se encontra deve estar sempre livre, sem veículos, mobília ou objetos na frente que possam obstruir a abertura da caixa externa. A caixa é pintada de vermelho e possui placas de sinalização para mostrar a localização do hidrante. De acordo com as normas técnicas ela deve ter de 75 cm de altura e entre 45 cm e 1,2 m de largura. O tamanho varia bastante de acordo com o tamanho do hidrante e da mangueira acomodados em seu interior. A caixa para hidrante duplo, por exemplo, possui dimensões maiores para comportar dois hidrantes e mangueiras de incêndio. Ele também pode vir nos modelos de sobrepor e embutido de acordo com o fabricante. 

Medidas das normas técnicas do espaço para o abrigo (Foto: manual do Corpo de Bombeiros)

Sem que percebamos, os abrigos estão à nossa volta, e por termos normalizado sua presença nos espaços da empresa podem passar despercebidosmanutenção dos itens deve ser constante, contando com a certificação do corpo de bombeiros e checagens periódicas de seu bom funcionamento, para evitar surpresas futuras e problemas em momentos de emergência. Por mais “escondidos que estejam, devemos nos atentar para sua localização e ter cuidado para não o ter apenas como mais um item da mobília do local de trabalho. Devem estar sempre limpos e visíveis e cumprir com os padrões de instalação recomendados por um engenheiro.