Plano de Ação e Semana do Polo de Ecoturismo da Cantareira

SPTuris e outros órgãos públicos trabalham juntos na organização de evento em prol do desenvolvimento da região da Cantareira, em São Paulo 

A São Paulo Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está desenvolvendo um Plano de Ação turístico para a região da Cantareira, na zona Norte da capital paulista, que culminará na organização da Semana do Polo de Ecoturismo.  

O Polo de Ecoturismo da Cantareira foi criado em fevereiro de 2018 e abrange as áreas que contemplam Mata Atlântica e extrapolam os limites do Parque Estadual da Cantareira e do Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), considerando a sua parcela pertencente ao município de São Paulo. A área é gerida em conjunto por seis subprefeituras da cidade.  

Foto: Marcelo Iha/ SPTuris

As etapas de pesquisa e elaboração se iniciaram no dia 14 de outubro desse ano, e seguem em desenvolvimento até o fim de novembro. Esse planejamento tem como principal objetivo adequar as atividades turísticas da região, que possibilitam estratégias para seu desenvolvimento e capacitação de empresas e população locais. A comunicação do Polo também será trabalhada para que seja mais acessível e destaque o potencial e os valores da região da Cantareira.  

Ao concluir os diagnósticos nas regiões delimitadas para o Plano de Ação, os resultados serão a base da Semana de Ecoturismo na Cantareira, que está prevista para acontecer entre 6 e 11 de dezembro, em local a definir, preferencialmente em espaço no território do Polo de Ecoturismo da Cantareira. O evento terá a apresentação de Plano de Ações para região, manual de comunicação, diretrizes para captação de investimentos, realização de palestras de sensibilização da população e empresários quanto à importância do turismo aliado à conservação dos recursos naturais e culturais. 

Foto: Marcelo Iha/ SPTuris

Também está programada a realização de oficinas temáticas para incentivo ao aprimoramento de produtos turísticos e serviços de apoio ao turismo, capacitações e rodadas de negócios, entre outras açõesO evento terá como públicoalvo os empreendedores e moradores da região, além de empresários e prestadores de serviços turísticos que operam na cidade de São Paulo.